CONFIGURAÇÕES PLANETÁRIAS

por Hector Othon

Uma "Configuração planetária" é uma figura geométrica com significado astrológico, definida pelas linhas que desenham os aspectos maiores entre os planetas (um mínimo de três) que a formam

As Configurações planetárias especiais também se chamam de "Modelos de distribuição de planetas".

É bom lembrar que quando dois planetas estão fazendo aspecto maior eles agem junto quando qualquer um deles é ativado segundo o significado astrológico do ângulo (aspecto) que os une. Assim todos os planetas que 

formam uma Configuração planetária agirão juntos quando qualquer um de seus planetas integrantes for ativado, por isto a força, o poder especial de uma Configuração astrológica na personalidade.

O desafio é fazer uma interpretação geral para uma Configuração planetária, já que ela depende:
  • dos planetas que a compõem,
  • dos aspectos integrantes,
  • do conjunto do mapa natal em que se encontre,
  • do grau de consciência, sensibilidade, inteligência e
  • das circunstâncias de vida da pessoa, onde se incluem os trânsitos, progressões, revoluções planetárias que estiver a pessoa vivendo no momento da leitura.
Por isso optamos por colocar a interpretação só assinalando o que ela tem de fundamental e aí cada colega faz a adequação pertinente ao mapa natal em que se encontre e as circunstâncias da pessoa no momento da leitura. 
Para aprofundar no estudo das configurações ou arranjos planetários especiais privilegie o estudo dos planetas e dos aspectos envolvidos.
O planeta envolvido numa configuração planetária se manifesta nela segundo sua natureza, o signo zodiacal e casa em que se encontrar e os aspectos maiores e menores que faz, inclusive a outros planetas e pontos especiais que podem não estar na Configuração em estudo.

Stellium ou Conjunção múltipla
Chama- se Stellium ou Conjunção múltipla quando mais de dois planetas estão em conjunção entre si com orbe de até 10º. Ao estarem ligados entre sim (por conjunções sucessivas), ao ser ativado um dos planetas, são ativados todos no stellium, por isso a sua força.

Quando são muitos planetas ligados por conjunções sucessivas, podem se considerar todos os planetas unidos pela força do Stellium, que os liga em cascata, assim o último planeta do Stellium está conectado ao primeiro através de todos os intermediários entre eles.

Este agrupamento potencializa os signos e as casas onde se encontre. Quando acontece em um signo ou numa casa pode produzir na pessoa um forte rasgo de personalidade, de comportamento, associado a um dom, um talento, pode também determinar uma tendência vocacional.

Se for canalizado negativamente pode gerar grandes defeitos e desvios de personalidade. Por exemplo, uma pessoa que tenha uma tripla conjunção em Sagitário pode desenvolver uma capacidade especial de fé e senso ético, se dar bem profissionalmente ao lidar com estrangeiros, ideias e temas religiosos, mas também pode ser uma pessoa dogmática, preconceituosa, fundamentalista... Tudo vai depender da consciência da pessoa, do seu momento de vida e da situação geral do mapa em relação ao Stelium.

Quando o Stellium envolve duas casas ou dois signos, a força dos signos e das casas no aspecto estará dada pela natureza dos planetas que se encontram neles. 

Dinâmica das forças planetárias no Stellium

Existem vários critérios que avaliam a importância dos planetas no Stellium, 


A partir do trânsito planetário que o ativa:

  • Primeiro planeta do Stellium. O primeiro planeta do Stellium pode ser escolhido como o comando do Stellium ao ser o primeiro a ser ativado pelos planetas em trânsito e assim o stellium seja ativado a partir da função de personalidade associada ao primeiro planeta.
  • último planeta do Stellium pode informar do astral que reinará no final de um trânsito planetário em aspecto com ele.
  • ponto médio do Stellium é um ponto especial de ativação do Stellium e o planeta que estiver nele ou perto dele pode desempenhar a protagonização do jeito do Stellium se manifestar, através de um rasgo de personalidade destacado da pessoa, ou do evento associado a ele.


A partir do estado cósmico ou a dignidade planetária:

um planeta do Stellium também pode se destacar segundo sua relação com os signos e casas onde aconteça o Stellium tendo em conta também a relação entre suas naturezas... Por exemplo, um Stellium de Marte, Sol, Lua e Vênus em Áries vai ter como protagonista a Marte por ser o regente de Áries e em segundo lugar pelo Sol que está exaltado em Áries... e assim neste exemplo de Stellium vai reinar com mais força as faculdades de Marte e o Sol em detrimento da Lua e Vênus que estão em estado cósmico desfavoráveis em Áries.

A partir da Situação astrológica dos planetas envolvidos:

Observe a situação astrológica geral de cada planeta do stellium no mapa como um todo. Por exemplo se o último planeta de um Stellium for Marte e ele se encontra em quadratura exata com Júpiter, Saturno, Urano, Netuno ou Plutão, com certeza ele vai mudar o jeito que o Stellium se manifesta marcado pela quadratura de Marte.

Astroama
Através do Astroama se pode pesquisar a dinâmica entre os planetas que conformam o Stellium. Tipo fazer dramatizações onde cada planeta é interpretado por um ator.

A manifestação do Stellium na personalidade
A força do Stellium pode ser canalizado através de dons, talentos, habilidades, poderes e definir caminhos na orientação da vida, pela sua força na formação da vocação e as necessidades da pessoa.

A característica mais marcante do Stellium se deve a estar formado por conjunções, o que significa um momento em que se finalizam e iniciam ciclos planetários, o que pode abençoar a pessoa com uma capacidade especial para mudança, finalizar, iniciar processos de vida.

Quando canalizado negativamente, pode gerar exageros, vícios, inadequação.
Por exemplo, uma pessoa que tenha uma tripla conjunção em Sagitário pode desenvolver uma capacidade especial de fé e senso ético, se dar bem profissionalmente ao lidar com estrangeiros, ideias e temas religiosos, mas também pode ser uma pessoa dogmática, repleta de preconceitos, fechada para a emoção e exagerada no que faz. Tudo vai depender da consciência e da situação geral do mapa.

stellium pesquisado pelo Astroama, pode mostrar também aquilo e aqueles que acompanham o cotidiano e a rotina do eu planetário em foco, seus dramas e desafios iniciais ou sempre presentes. 

Stellium ou Conjunção múltipla entre planetas em trânsito
Ao se formar um Stellium entre planetas em trânsito, sumam suas forças e funções podendo criar um astral diferenciado. O fato de a conjunção ser o final de um ciclo e o inicio de outro cria um astral especial de renovação, mudança.

O Stellium ou Conjunção múltipla entre planetas em trânsito sugere:
  • mudança. Fim de uma etapa, início de outra;
  • facilitações para inícios, renovação;
  • pontos de mutação;
  • inquietude;
  • inspiração;
  • vontade de fazer algo novo. 
História. Stellium dos planetas lentos:  Urano, Netuno e Plutão...
570 aC – Plutão e Urano em Touro, Netuno em Gêmeos.
582 dC –Urano e Plutão em conjunção junto a Saturno. Netuno em quadratura.
3370 - próximo Stellium entre Netuno, Urano e Plutão em Gêmeos (oposição Saturno)
Stellium em trânsito em aspecto com planetas natais
Um Stellium entre planetas em trânsito em aspecto com planetas natais se expressará com impacto especial no plano pessoal. A conjunção está associada ao fim de um ciclo é inicio de outro. Assim um conjunto de conjunções em sucessão deverá estar associado a um período de mudanças onde se fecham ciclos e se inauguram outros ciclos. Ponto de virada, momento de mutação. Morte e nascimento. Conclusão, balanço e novas perspectivas e propósitos. Divisor de águas. Reinícios. Semente.

Para conhecer o jeito que vai impactar a pessoa deve se estudar os aspectos que faz com os planetas natais e na casa ou casas pela que transita. 

Stellium entre planetas de dois ou mais mapas natais – Sinastria
Os planetas de mapas diferentes em conjunções sucessivas assinalam: afinidade, familiaridade, potencialização entre as pessoas. Para estudar os efeitos do Stellium nos parceiros e na relação levar em consideração, as naturezas dos planetas e suas situações astrológicas nos mapas envolvidos. 

Oposição múltipla - Martelo
oposição múltipla acontece quando dois ou mais planetas em conjunção estão em oposição com um ou mais planetas dentro de um orbe de até 10°. Todos os planetas unidos por uma oposição múltipla agem em conjunto, qualquer dos planetas envolvidos é ativado. Este aspecto é chamado também de Martelo


Oposição múltipla no mapa natal
A oposição múltipla tem um efeito de abertura de polaridades que pode criar uma riqueza e amplitude na pessoa relacionada com os signos, casas e planetas envolvidos. Muitas vezes, a pessoa em vez de encarar a riqueza de harmonizar as polaridades opta por um dos lados e vive o outro através de suas projeções no ambiente ou nos outros.
Ao igual que o aspecto de oposição, a configuração oposição múltipla é associada à projeção no exterior e nas pessoas próximas de situações interiores, podendo se identificar com outros: o que se vive dentro, se transfere para outros, o que se tem dificuldade de reconhecer como próprio se reconhece no próximo.
A pessoa com oposição múltipla no seu mapa natal pode tender a viver através das pessoas próximas e enfatizar o impacto dos outros na sua vida.
Oposição múltipla no mapa natal sugere:
  • amplidão e riqueza de necessidades e vontades;
  • projeções, transferências;
  • momentos de virada inesperados;
  • momentos de compreensão e revelação;
  • mudanças;
  • catarse. 

Oposição múltipla entre planetas em trânsito
Oposição múltipla no mapa natal é sem lugar a dúvidas um aspecto especial que deve se mostrar com impacto na pessoa, no ambiente e na sociedade. Ela pode estar associada a momento onde as coisas mostram suas polaridades e diferenças, a momentos de virada, de catarse. Em momentos como estes podem se criar bodes expiatórios onde se projetam o mal-estar que estiver latente.


Oposição múltipla envolvendo o trânsito dos planetas lentos

Acontece quando duas ou mais conjunções planetárias fazem oposição de um ou mais planetas no signo oposto envolvendo planetas lentos.

Elas carregam o significado de mudança profunda, fim e inicio de ciclos sociais do Stelium, potencializado pela oposição que dinamiza o Stellium e os processos projetivos associados a ela.

Exemplos na historia:
1989 - conjunção de Saturno e Netuno em Capricórnio em oposição a Júpiter e Quíron em conjunção em Caranguejo.
1965-66 - conjunção de Urano Plutão em Virgem em oposição com a conjunção de Saturno e Quíron em Peixes.

Oposição múltipla entre planetas em trânsito e um planeta natal

Sem lugar a dúvidas, a função de personalidade associada ao planeta natal que esteja em oposição a um Stellium de planetas em trânsito ficara em foco, assim como os assuntos da casa em que se encontrem, ele e o Stellium. 


Oposição múltipla entre planetas de mapas natais de parceiros 
Se uma pessoa se relacionar com outra que tenha um Stellium de planetas em oposição a um planeta natal seu, com certeza sentirá um forte vínculo relacionado a natureza do planeta e os assuntos da casa onde se encontre o planeta e o Stellium. 
Grande Cruz ou Cruz planetária
90 90 90 90
Grande Cruz ou Cruz planetária envolve quatro planetas no mínimo, com dois pares de oposições perpendiculares entre si e quatro quadraturas. Envolve todos os signos de uma mesma modalidade.
Ao mesmo tempo a Cruz planetária é uma figura de alta simetria o que dá eixo, centro ao jogo de forças envolvidas, e assim ainda que ela gera tensão, atrito, desafio, é acompanhada da vontade de tomar conta da situação e dominar a riqueza de alternativas que ela abre.
Ao analisar uma Grande Cruz tenha em especial atenção a modalidade dos signos.

Grande Cruz em signos cardinais
Está Grande Cruz se caracteriza pela sua força, dinâmica e radicalidade. 

Grande Cruz em signos fixos
Está Grande Cruz se caracteriza pela sua inercia, pela sua força de persistência que de forma negativa pode provocar estagnação e fixação. 

Grande Cruz em signos mutáveis
Está Grande Cruz se caracteriza pela sua mutabilidade, podendo geral uma tendência à instabilidade, à mudança ou ampla capacidade de adaptação e flexibilidade.

Grande Cruz ou Cruz planetária é formada por quatro “quadraturas em T” virando cada planeta vértice um “planeta funil”.

Grande Cruz ou Cruz planetária no mapa natal sugere, do lado positivo:
  • personalidade complexa, rica em polaridades, ampla em interesses
  • personalidade consistente, forte, acostumada desde a infância a perceber o lado mais amplo e profundo de tudo o que vive, assumindo com responsabilidade e atitude os desafios.
Do lado negativo:
  • perda de liberdade. Atadura. Prisão. Situações adversas.
  • dificuldades de relacionamento: projeções, transferências, paranoias...
  • tensão
  • confrontos, contrariedades
  • congestão de energia
  • para resolver seus desafios tem que investir muito esforço, coragem, perseverança
  • provoca inveja, qualquer atitude mexe com as pessoas em torno
  • marginal
  • baixa autoestima 
Grande Cruz ou Cruz planetária entre planetas em trânsito sugere:
  • momento de virada, de transformação. Mudanças radicais. Mobilização social.
  • estouro de velhos problemas e desafios em resguardo, ocultos
  • tensão
  • confrontos, contrariedades
  • congestão de energia
  • revelação das forças diferentes latentes no que estiver acontecendo
  • sensação de conflito interior. Detona aquilo que não funciona, que faz sofrer, que dói.
  • perturbações telúricas: terremotos, tsunamis, tormentas... 
Historia das Grandes Cruzes:
25 dC  Urano em Caranguejo em oposição a Netuno em Capricornio e Júpiter em Libra em oposição a Saturno em Áries.
1565-1568 grande cruz em signos mutáveis: Urano em Sagitário em oposição a Netuno em Gêmeos, em quadratura com Júpiter primeiro e Saturno depois em Virgem, em oposição a Plutão em Peixes.
As cruzes que vivemos de 2010 até 2012 envolveram os signos cardinais. A Grande Cruz nos signos cardeais detonou as mudanças bruscas que estamos vivendo no plano pessoal, social e na natureza. Veja o mapa do dia 20 de maio de 2010 a 0h de São Paulo - duas cruzes.

Quadratura em T ou TSquare
90 90 180
A “Quadratura em T” envolve três planetas: dois em oposição (180°) e um terceiro em quadratura (90°) com ambos. As linhas dos aspectos, observe na figura, formam um triângulo retângulo e isósceles. O “T” é formado pela linha que une os planetas em oposição e o segmento que une o planeta que forma as quadraturas e a Terra.

O planeta na base do “T” que forma as quadraturas com os planetas em oposição é chamado de “planeta funil.” Por ser este planeta uma espécie de funil que derrama através da situação astrológica deste planeta (signo, casa, aspectos) aquilo que seja mobilizado ou gerado pela oposição e devolve para eles através da natureza da quadratura elementos que enriquecem e dinamizam a oposição.


Enquanto os aspectos de oposição e quadraturas forem mais exatos a sua potência é maior. Especialmente quando o “planeta funil” se encontra no ponto médio dos planetas em oposição. Quando a oposição é exata e as quadraturas também, esta configuração se torna num verdadeiro circuito de viradas, de revelação de aquilo que tensiona, que está desafiando em relação a situação astrológica dos planetas que a formam.


Na minha experiência esta configuração mostra sua força ainda com orbes de 12°. O que para alguns astrólogos pode ser considerado um exagero. Por exemplo, tenho uma cliente que tem Vênus e Lua em conjunção exata a 14° Leão (no Ascendente e trígono exato com Júpiter), em oposição a Marte em Sagitário a 18° graus e em quadratura com Saturno em Virgem a 26°. A questão dela quando me procurou é querer entender como ela se sentindo atriz, bailarina, protagonista, se complicava tanto para se realizar neste sentido. Ela ainda querendo atuar, dançar, cantar quando ia ver se via envolvida na produção de eventos, se sentia na necessidade de fazer cursos, ultimamente estava trabalhando como câmera mem. A explicação que encontramos foi que a força da “quadratura em T“ resolvia o frisão entre Vênus-Lua-Júpiter com Marte através do planeta Saturno pela sua condição de funil na configuração de “Quadratura T” entre Vênus-Lua, Marte e Saturno. E assim ela optava por trabalhar, produzir, garantir, segurar (Saturno) em vez de atuar (Vênus-Lua-Júpiter). Ela consciente disto encarou seu trabalho de atriz, oferendando seu Saturno com uma preparação responsável e muito ensaio até ela fortificar sua autoconfiança.


A configuração Quadratura em T é bem dinâmica e se faz sentir com força tanto na sua presença num mapa natal como entre planetas em trânsito.


No caso dela estar num mapa natal ou entre planetas lentos em trânsito, observe que ela pode virar “cruz planetária” e ser ativada pelos planetas rápidos com frequência de a cada mês pela Lua, a cada ano aproximadamente, pelo Sol, Mercúrio e Vênus, assim como pelos outros planetas, cada um segundo seu andamento. Ela também pode ser ativada por sextis, trígonos e outros aspectos menores. E a cada ativação sua força se mostra de forma contundente em fatos na vida da pessoa ou do evento que a tiver no seu mapa natal.


Assim o ponto oposto ao “planeta funil” é um ponto especial do mapa natal ou da configuração estelar dos planetas em trânsito que pode revelar muito na forma em a “quadratura em T” se manifesta. Este ponto oposto é visitado pela pessoa ou o evento como um movimento natural na astrologia que é conhecido como “ativação de eixo”. A cada ponto do zodíaco está ligado seu oposto. Muitas vezes quando a resposta a um estímulo está dificultada eu determinado ponto zodiacal a resposta pode ser encontrada nas vias do seu ponto oposto. Assim o estudo do signo, casa e planetas próximos do ponto oposto ao “planeta funil” podem dar uma luz de como a pessoa ou o evento está expressando a “quadratura em T”.


Uma “quadratura em T” sempre vai mobilizar muita energia, e quando se desconhece seus sinais e anunciações ela pode se revelar negativa e levar a pessoa agir contra o que desejaria. No entanto, quando sua dinâmica está consciente ela pode desenvolver talentos, dons, habilidades, como no caso da minha cliente conseguir brilhar como atriz, logo depois que ela conseguiu se entender com Saturno que na “quadratura em T” dela é o “planeta funil“. Tenho muitos clientes que se destacam socialmente pelo êxito, o sucesso, a capacidade de vencer obstáculos que tem esta configuração planetária especial e relativamente comum entre as pessoas que vem a mim. Eu a tenho no meu mapa natal entre Netuno e Lua em oposição quadrados a Vênus (casa 7), assinalando que Vênus está em quadratura com Netuno com uma orbe de 12°. Para mim foi uma bênção aceitar que tinha esta quadratura e iluminar a carga que recebia “Vênus como planeta funil”. A minha vida mudou muito, especialmente nos meus relacionamentos amorosos, familiares e profissionais na minha atividade de assessor, logo após iluminar esta configuração especial.


Colabora com a interpretação da expressão desta configuração planetária observar as modalidades (cardinal, fixo e mutável) dos signos em que se encontram os planetas. Enriquece também levar em conta o estado de movimento que estão os planetas (direto, estacionário ou retrógrado) e a natureza dos planetas.


Quando a “quadratura em T” é ocasional devida ao trânsito ou progressão de um planeta em relação a dois planetas natais em oposição ou em quadratura. O período em que ela se formar pode revelar a força da oposição ou da quadratura, especialmente se for uma oposição. Assim estes pontos que completam o aspecto de quadratura ou oposição natal em “quadratura em T” devem ser especialmente estudados e acompanhados porque quando ativas a pessoa ou o evento vai ser impactado de forma especial.


Uma quadratura, oposição ou quadratura em T num mapa natal, quando ativados por planetas natais de outra pessoa pode fazer que esta pessoa se torne importante e que ganhe poder em relação aos assuntos e desafios da pessoa. Assim se uma pessoa tem um planeta natal que façam de uma quadratura ou oposição de outra pessoa uma “Quadratura em T” ou de uma “quadratura em T” virar uma “cruz planetária” com certeza esta pessoa terá uma participação especial no jeito que a outra pessoa resolve seus desafios em relação a sua quadratura, oposição ou quadratura em T natal.


A “quadratura em T” pode se manifestar com tensão e autossabotagens durante a infância e a adolescência e em muitas pessoas inclusive quando adultas. Ela exige ser estudada com carinho para encontrar atitudes e comportamentos que transcendam sua tensão natural ao envolver aspectos de quadratura e oposição entre planetas natais.


Do mesmo jeito os planetas da outra pessoa em sextil e trígono com os planetas envolvidos na quadratura em T podem revelar forças que a pessoa pode dispor para suavizar, iluminar ou facilitar a superação dos desafios que envolve a “quadratura em T”.


Como toda configuração tensa, a “quadratura em T”, é um tesouro escondido na pessoa que logo que iluminada com autoconhecimento pode se transformar em poder, dom, talento, habilidades que façam a diferença na vida da pessoa. 

T-Square entre planetas em trânsito
T-Square entre planetas em trânsito tem forte efeito nas pessoas e na sociedade. Para ver seu efeito na pessoa estude a sua situação astrológica no mapa natal da pessoa.

Para estudar seu efeito no social estude a natureza dos planetas e dos signos envolvidos. Estude especialmente a situação astrológica do planeta funil.


Em fevereiro de 2010, no céu se desenhou uma cruz forte entre Urano oposto a Saturno, ambos em quadratura com Plutão.


A cruz planetária, especialmente quando envolve Saturno, Urano, Netuno e Plutão, é acompanhada de tensões que se resolvem em mudanças imprevistas, iceberg de processos que já estavam sendo amadurecidos, as vezes, por muitos anos. Elas detonam mudanças, up grade, nas estruturas de organização da sociedade e a pessoa.

Grande Triângulo


120 120 120
O grande Triângulo envolve três planetas em trígono entre si.

Quando formada por trígonos exatos envolve os três signos de um mesmo elemento o que abençoa o Grande Triângulo com um poder diferenciado de harmonia, completude, plenitude e facilitações relacionados as característica do elemento ativado.


É uma configuração de especial fluência, que ativa os planetas conectados do melhor jeito possível. 


Grande trígono entre planetas em trânsito

Quando acontece o Grande trígono entre planetas em trânsito se sente um astral de harmonia que pode predominar por sua força abençoando pessoas e a sociedade.
Grande trígono entre planetas em trânsito sugere:
  • facilitações relacionada a natureza dos signos e planetas envolvidos
  • privilégios, facilitações. Capacidade para se livrar de obstáculos, tensões e situações perigosas
  • promove florescimento
  • proteção, bem-estar, força de recuperação
  • períodos calmos, acomodados
  • períodos de confiança e estabilidade
  • incentiva superar metas, limites, fazer investimentos
  • prosperidade, segurança, integração
  • progresso, desembaraço 

Exemplos: "730-740, com Urano, Netuno e Plutão em trígono entre os signos terrestres, o que ocasionou a ascendência dos Carolíngeos e zênites na Índia, Japão, China Kiev (Ucrania) e Córdoba (Espanha); e 1768-1773 (novamente trígono de signos terrestres), marcando o auge da Revolução Científica na Europa, o Iluminismo e as sementes da Revolução Industrial."

O trígono mais próximo que viveremos envolvendo planetas lentos é em janeiro de 2012 entre Saturno em libra e Urano em Aquário. O triângulo na ocasião será fechado pela Lua. 

Grande trígono entre planetas natais 
O Grande Trígono entre planetas natais é uma verdadeira bênção de harmonia e equilíbrio dos planetas envolvidos e nos assuntos relacionados ao elemento do signo comum.

É tão fluente e tranquilo que a pessoa se não estiver consciente e ligada pode pouco aproveitar as potencialidades e talentos relacionados ao Grande Trígono. O ideal é a pessoa ficar consciente das suas possibilidades e as aproveitar e desenvolver. Alegria! 

Outras configurações planetárias
Estes textos ainda os vou trabalhar mais. Se vc precisar aprofundar em alguma configuração em específico me informe.

30 30 60 Pequeno sextil cósmico
Esta configuração é formada por um sextil (60°) e dois semi-sextis (30°).
O planeta vértice, que se une aos outros dois, por semi-sextis será beneficiado pelas qualidades destes planetas. Configuração de harmonia e facilitações. Esta é uma configuração harmônica, onde prevalece as facilitações e o alto astral especialmente nas funções dos dois planetas unidos pelo sextil. Os três planetas formam um trio de poder que pode desenvolver habilidades e talentos especiais com relação aos planetas envolvidos e os assuntos das casas onde se encontram. Pessoa de sorte em relação aos assuntos das casas envolvidas
Pequeno sextil cósmico no mapa natal sugere:
  • atividade mental
  • diálogo interno intenso
  • facilitações
  • sorte 

30 60 90
O planeta vértice, que faz por um lado um semi-sextil e pelo o outro um séxtil, resolve os desafios da quadratura entre os dois planetas a que está ligado. Especialmente os planetas unidos por séxtil, podem revelar um talento especial para resolver desafios. 

30 90 120
O planeta vértice que faz por um lado um semi-sextil e por outro um trígono resolve as tensões entre os dois planetas em quadratura. As faculdades deste planeta vértice podem se transformar em virtudes e ferramentas de solução de conflitos e tensões.

Os planetas unidos pela quadratura podem representar um ponto de autossabotagem das atividades relacionadas aos planetas unidos pelo trígono. Estudar as funções dos planetas envolvidos e observar como agem em conjunto. 

30 90 150 90 Vaso de base estreita
Os desafios de uma quadratura podem encontrar soluções nas qualidades que desenvolve a outra quadratura.
Esta é uma configuração tensa que se não estudada pode gerar ciclos de tensão e sabotagem. Mas quando bem conhecida pode gerar força de caráter, talentos e habilidades diferenciadas.
Estudar bem os dois signos consecutivos enlaçados pelo semi-sextil e os signos envolvidos no quincunce e os planetas que se encontram neles. A seguir estude as quadraturas e a forma em que elas se expressam. 

30 120 150
Está é uma configuração tensa, que contracena com aspectos harmônicos.

Na pessoa pode se expressar como rasgos de personalidade carismáticos que ao mesmo tempo que refletem tensão, mistério, algo por trás da aparência, encanta e atrai. A pessoa terá uma forma especial de se relacionar, poderá ser irônica, elitista, sarcástica. Ao mesmo tempo que agrada e simpatiza sempre faz algo que perturba ou molesta. Pode levar a amores ilícitos ou relacionamentos e atividades ilegais ou por traz do pano.
Estudar o quincunce, e sua iluminação através do semi-sextil e o trígono 
Personalidades: David Bowie, Joana dArc, Miguel Angel, Lopez da Vega.

45 45 90
Configuração muito forte que pode provocar tensões, autossabotagem e desafios. A pessoa pode ver as coisas mais complicadas do que são e atrair contrariedades e conflitos. A pessoa pode ter talento especial para detectar erros, faltas, incongruências.
No mapa natal pode se manifestar com um rasgo de personalidade diferenciado que choca e desafia.
Quando consciente e dominada pode se transformar num talento ou habilidade, quando inconsciente pode se manifestar como um rasgo problemático associado a autossabotagem.
Em planetas em trânsito pode estar acompanhada de mudanças, momentos de crise e tensão. 

45 90 135
Esta é uma configuração planetária tensa, formada por uma semiquadratura, seguida por uma quadratura e fechada por uma sesquiquadratura. Esta configuração promete contrariedades, contradição, inconvenientes, perigos. Quando consciente e enfrentado com esforço, consciência e domínio de si, pode desenvolver habilidades para enfrentar grandes desafios, para revolucionar costumes e passar com vitória por provações.


A pessoa pode desenvolver uma personalidade polêmica com caráter a toda prova, sensível diante a injustiça e disposta a enfrentar conflitos e contrariedades, e a vencer obstáculos e imprevistos para a maioria impossíveis. 

Personalidade: Marx (Lua semiquatratura Vênus, Lua sexquiquadratura Saturno)

Em trânsito pode ir acompanhada por revelação de conflitos, crises e mudanças.

45 135 45 135. X cósmico
No mapa natal a configuração planetária X cósmico ou ampulheta é muito tensa, pode gerar projeções, discriminação, polaridades, conflitos. A pessoa pode viver seus conflitos interiores através do jeito que os outros vivem conflitos parecidos, e assim sem perceber perde muita energia e foco na projeção e na transferência.

Esta configuração exige que a pessoa se autoconheça e estude com carinho os desafios que ela pode focar. E desde uma visão superior, desidentificada, humilde se dispor a aprender, a transcender, a resolver as diferenças através do diálogo amoroso, o cuidado mútuo, o entendimento.

A pessoa desde pequena será sensível aos conflitos familiares, as injustiças, as projeções e transferências, a erros e faltas... e seu movimento natural será encontrar formas de comportamentos que consigam lidar com estas complexidades da alma. Com o tempo, naturalmente, irá ganhando em autoconhecimento, maturidade, flexibilidade, jogo de cintura, maestria que lhe permitirão lidar com facilidade com a complexidade da vida em que sempre está metida. Enquanto não alcança esta maturidade poderá viver na dor e no sofrimento, ou na paranoia de ser sempre o bode expiatório.

Quando formada por planetas em trânsito pode precipitar tensões recalcadas, conflitos e contrariedades emascaradas, e assim suscitar a necessidade de mudança em busca de maior amplidão, e arte para conciliar diferenças. 

45 135 180
Esta é uma configuração planetária tensa, formada por uma flecha constituída de uma oposição com uma sesquiquadratura e fechada por uma semiquadratura. Esta configuração está ligada a oposições, medo, enfrentamento, contradições, projeções.

A pessoa com esta configuração pode ser muito sensível as contrariedades dos relacionamentos, podendo projetar no outro muitos de seus desafios. Pode viver ruptura, abandono, separações. Pode desenvolver uma personalidade rebelde, o opositor em principio. 

Configurações com trígonos-sextis entre planetas
Configurações com trígonos-sextis entre planetas sugerem:

  • facilitações relacionada a natureza dos signos e planetas envolvidos
  • promove florescimento
  • períodos calmos, acomodados
  • períodos de confiança e estabilidade
  • incentiva superar metas, limites, fazer investimentos
  • prosperidade, segurança, integração
  • progresso, desembaraço 

Por muitos anos, mais de 20, estaremos vivendo o séxtil de Plutão em Capricórnio e Netuno em Peixes considerando um orbe de 10°. Assim teremos a possibilidade de pesquisar a ação conjunta deste séxtil com trígonos com planetas rápidos. 

Grande sextil cósmico, 60 60 120
Configuração de muita harmonia formada por dois sextis unidos por um trígono.

Grande sextil cósmico no mapa sugere:

  • atividade mental e movimento (sextil) facilitado, protegido (trígono);
  • energia flui. Alto astral. Ajuda, colaboração;
  • rede de relacionamentos;
  • facilitações, ajuda, apoio;
  • realiza o que quer.

60 60 120 120 120 180 Pipa ou Diamante
A configuração planetária Pipa ou Diamante é constituída no mínimo por quatro planetas. Dois planetas em oposição entre si, ligados a outros dois planetas, um dele através de sextis e outro através de trígonos. Configuração de poder e força, com capacidade de resolver conflitos e desafios. Facilitações.

Esta configuração é formada por dois trígonos unidos em um vértice, fechando por dois sextis, cujo vértice é oposto ao vértice dos trígonos.


Esta configuração também é muito poderosa na sua força de harmonia, equilíbrio e facilitações. A pessoa que a possui muitas vezes desenvolve talentos e habilidades que o preenchem de fortunas e riquezas. Pode ajudar a escalada de postos importantes ou fama. Pode ter um talento especial para relacionamentos, detectar projeções e transferências, descobrir complementações entre as pessoas. Talento para diplomacia e recursos humanos.


Quando acontece com planetas em trânsito pode representar momentos sociais de conquistas e harmonia especial.

60 90 60 150, Grande Vasilha cósmica
A pessoa com esta configuração pode enfrentar muitos desafios e contrariedades desde pequena, no entanto sempre encontra facilitações para resolver, superar.

Pode ser uma pessoa que inicia com dificuldades a vida e que logo por sorte do destino desenlaça na direção que quer ir. Pessoa que no fim se dá bem. 

60 90 120 90. Grande vaso cósmico


No mapa natal esta configuração pode representar na pessoa gostos, necessidades importantes que se tensionam entre si, mas que no fim se conciliam. Tipo gosta de futebol e ir na praia, e por algum motivo a pessoa sempre tem que escolher uma opção em detrimento da outra. A pessoa pode se ver na necessidade de conciliar, ampliar, encontrar forma de dar conta da sua riqueza de interesses por questões diversas e diferenciadas.

Por outro lado, pode representar na pessoa a qualidade de resolver conflitos, desafios de forma criativa apoiadas nos planetas que se encontram em sextil e trígono. Os planetas em quadratura podem protagonizar pontos fracos, faltas, que podem levar a autossabotagem. Ainda em dificuldades e contrariedades tem sorte e pode sempre receber ajuda, ainda que seja na última hora. 

60 90 150
O planeta vértice que faz por um lado um quincunce e por outro uma quadratura pode ser afetado pelas faculdades dos dois planetas envolvidos. Configuração tensa. Pode receber ajuda exterior no momento mais difícil. 

60 120 180
A oposição - trígono - sextil é formada por dois ou mais planetas em sextil, um deles em oposição a um ou mais planetas que a sua vez fazem trígono ao outro planeta envolvido no sextil. Formada por uma lança entre uma oposição (rivalidades, oposições) e um trígono (facilitações, proteção, privilégios) e fechada por um sextil (aspirações, compromisso, facilitações)

No mapa natal esta configuração pode desenvolver habilidades e talentos para a pessoa vencer desafios e obstáculos, sugerindo que a pessoa se saia muito bem dos conflitos em que entrar e que tenha uma facilidade especial para vencer situações difíceis. Facilidade para lidar com opositores e inimigos.
No céu pode provocar momentos em que se encontram soluções, se prospera ou se constrói apesar dos obstáculos.

Esta é uma configuração forte que mistura tensão com facilitações, habitualmente o planeta que faz o trígono e o sextil é o que traz saída as possíveis tensões que envolve a quadratura.

Hoje 23 de fevereiro de 2010 está acontecendo o Sol - Júpiter em Peixes estar em sextil com Plutão em Capricórnio em oposição a Lua em Caranguejo. 

60 150 150. Yod
Yod, ou Dedo de Deus, é formado por três planetas no mínimo, onde dois planetas ligados por séxtil (60º), estão em quincunce (150º) com um terceiro planeta, que seria a ponta da lança ou do chamado Dedo de Deus ou dos quincunce com um extremo comum e os extremos unidos por séxtil.

O aspecto de quincunce ou inconjunção tem ângulo de 150° entre os planetas que o formam. É um aspecto considerado de impacto médio em relação ao grau das quadraturas e oposições (grau maior). O quincunce separativo (150º) é associado a função do signo de Virgem (observe que Virgem é o sexto signo após Áries). O quincunce aplicativo (210º) é associado a função Escorpião (observe que Escorpião é o oitavo signo após Áries).


Os dois signos que podem fazer quincunce com um dado signo são verdadeiros pontos fracos dele. Os atributos destes signos revelam dicas importantíssimas para a completude do signo com quem fazem quincunce. Assim quando ativados por planetas, revelam-se faltas, erros, deficiências a serem desenvolvidas para evitar incômodo, problema, desafios segundo a situação astrológica do vértice. Por outro lado o vértice é o ponto especial a ser desenvolvido para resolver o relacionamento dos dois pontos relacionados pelo séxtil da base.


O aspecto de Yod tem uma função denunciadora, corretiva e regenerativa ou quando não é compreendido é vivido como como dor, desafio, problemas. 

O yod no céu sugere:


  • mudança. Renúncia do passado. Dar lugar ao novo.
  • clímax do conflito entre as forças retrógradas e as revolucionárias.
  • tensão
  • decisão, ainda sem saber a direção certa a tomar.
  • os planetas em sextil podem indicar forças positivas ajudando a resolução dos desafios. Cada planeta em séxtil ajuda o relacionamento do outro com o planeta em quincunce.
  • o impacto na pessoa pelo Yod acontece principalmente nas casas natais onde se encontrem os planetas da configuração, em especial na casa do planeta focal e na casa oposta. 

Exemplo: "Traz crises de perspectiva e significado ou um conflito da realidade, em que as escolhas e mudanças de percepção devem ser feitas para equalizar as intenções e crenças apresentadas pela realidade. Podem emergir dilemas irreconciliáveis, catalizando movimentos em direção a eventuais finais proveitosos ou resolutivos, impasses ou esforços para superá-los. Um exemplo: em 1978-1979, Netuno, em sextil com Plutão, em que ambos estiveram em Quincunce com Quíron."

O yod no mapa natal sugere:
§  boa atividade mental e mobilidade
§  talento para relacionamentos
§  gosto pela independência e liberdade nos compromissos
§  missão
§  rebeldia 



DEDO de DEUS 144 144 72



O aspecto de biquintil é como diz o nome duas vezes o quintil (72). 



Observe na figura que esta Configuração planetária é formada por dois biquintils e um quintil!!! Essa figura me impacto muito e me está inspirando a pesquisar com mais atenção o biquintil.

Observe se o planeta no dedo de deus está em signos do mesmo elemento ou de elementos diferentes a dos planetas da base. Se forem signos do mesmo elemento o aspecto ganha em harmonia... Se forem de signos diferentes o aspecto ganha em complexidade, mas também em riqueza.

Esta configuração promove na pessoa uma força especial associada ao planeta que está na ponta do Dedo de Deus. 


Estude a situação astrológica deste planeta (signo, casa e aspectos) que poderá indicar talentos criativos que poderão ser usados na realização da missão da pessoa e presentearem com sucesso, reconhecimento, satisfação.

90 120 150
As faculdades dos planetas unidos pelo trígono podem ajudar a resolver os desafios dos relacionamentos pela quadratura ou o quincunce... 

90 135 135
Esta configuração é tensa, mas harmônica em sua forma, é formada por duas sesquiquadraturas unidas em um vértice e fechada por uma quadratura. Esta configuração pode levar a pessoa a ser concentrada, e reunir energia e tesão em vencer obstáculos e desafios. Assim pode desenvolver um caráter forte capaz de proezas e grandes ações, ou desenvolver talentos especiais que exigem de persistência e as vezes de obsessão.
No mapa natal pode sugerir:

  • desenlace de situações agudas no cotidiano em que questões passadas e suas consequências devem ser enfrentadas.
  • talento para realizar objetivos de longo prazo.
  • rupturas e trabalhos realizados no tempo presente não levam necessariamente à imediata recompensa.
  • força de vontade, persistência, cabeça dura 
Personalidades: Bach

Estrela de David
Configuração planetária Estrela de David ou Selo de Salomão é formada quando 6 planetas formam dois triângulos equiláteros (6 trígonos) , numa rede harmônica de 6 sextis. Os triângulos estão superpostos e invertidos, com um centro comum na pessoa ou no evento. Os vértices estão unidos por 3 oposições. Cada vértice de um triângulo junto a base de outro formam um belo triângulo isósceles, em conjunto 6, que junto ao triângulo com quem divide a base forma um diamante ou uma pipa, sendo em conjunto 6 diamantes.

  • 6 vértices. Todos ligados entre si por aspectos maiores: 1 oposição, 2 sextis, 2 trígonos
  • 3 triângulos equiláteros. Formados por 6 trígonos
  • 3 oposições. Formados pelos vértices dos triângulos, que a sua vez são 3 eixos de simetria. Assim cada ponto da oposição tem 4 saídas harmônicas: 2 sextis e 2 trígonos
  • 6 sextis. Formados pelos vértices dos triângulos
  • 6 triângulos isósceles. Formados pelo vértice de um triângulo e a base de outro - 2 sextis e 1 trígono.
  • 6 diamantes ou pipas, formados cada um por um triângulo isósceles junto ao triangulo equilátero com quem divide a base – 2 sextis, 3 trígonos
  • 3 retângulos místicos, formados por dois trígonos e dois sextis.
  • 6 envelopes místicos, formados cada um pelo retângulo místico e o triângulo isósceles com que compartilha a base – 2 trígonos e 4 sextis.
  • 6 trapézios isósceles. Formados por 1 oposição e 3 sextis
  • 1 hexágono. Formado por 6 sextis. 
É evidente a alta simetria que abrilhanta esta figura com beleza, poder, magnetismo e luz especial. As 3 oposições são os eixos de simetria da Estrela. Cada planeta ligado na oposição está enlaçado por dois saídas de sextis e dois de trígonos harmônicos, dando ao mesmo tempo aos desafios que acorda a oposição, as ferramentas para os superar e vencer através das facilitações dos sextis e dos trígonos.

Quando esta configuração planetária se forma no céu é associada a irradiação de harmonia e facilitações, ainda se vivendo situações difíceis se sente no ar o astral das benção e da cura.
As pessoas nascidas nesta configuração podem se tornar especiais pelo seu carisma, completude, integridade, poderes, centramento, amorosidade. Muitas vezes optam por reinar na simplicidade e no recato, interferindo no seu meio, aparentemente, no mínimo, mas ainda na humildade os ilumina um astral especial e acolhedor.

A força mandalica da estrela já é conhecida desde a antiguidade e foi usada em várias religiões, e práticas de magia: Selo de Salomão, Estrela de Davi, emblema de Israel, mandalas com o poder mágico do número 666, ocultismo. Este símbolo tem muitos significados ocultos, e na Astrologia escancara sua força e abre um leque amplo de interpretações.


Pela sua simetria impar gera estabilidade, harmonia, ainda que sua força a associa a ímpeto, transformação e constante esforço em conciliar com harmonia diferenças as vezes gritantes.


A dominância do número 6 a presenteia com estabilidade, a busca de objetividade, pragmatismo, o que orienta a riqueza de forças com que lida.


Quando não está formada por aspectos de sextis e trígonos exatos pode misturar signos não complementares o que a torna mais complexa, ainda sempre prevalecendo sua força harmônica e fluente.


A Estrela de David contem também 3 pares de oposições que intensifica a conexão entre a pessoa, seu ambiente e as pessoas com quem convive, através de possíveis processos de projeção e transferência que a pessoa terá que aprender a lidar desde pequeno, de outro jeito sua vida pode se complicar. Por isso, a pessoa obrigada a se trabalhar, autoconhecer, consegue desenvolver magnetismo, competência, carisma e muitas vezes se tornar uma grande liderança ou pessoa presente e participativa onde viver.


A estrela de David contem também três retângulos, chamados de Retângulos Místicos, formados por dois trígonos e dois sextis, que tem grande força de harmonia e poder para transmutar e vencer desafios e os chamados golpes baixos da vida.


Os sextis que ligam os vértices da estrela de David formam a estrela chamada Rosa dos Ventos que inclui a indicação das direções cardeais fundamentais.


A estrela de David pela sua força na Geometria Sagrada é considerada uma figura mandalica de proteção e poder... 

mapa natal

No mapa natal é uma configuração planetária auspiciosa, harmoniosa e generosa em bênçãos. As pessoas nascidas nesta configuração podem desenvolver personalidades especiais, fluentes que em geral se dão bem na vida. No entanto na embriaguez das facilitações podem se tornar acomodadas.

Planetas em trânsito

Formada entre planetas em trânsito, a Estrela de David é associada a períodos de muita harmonia em cuja ocasião se abre portais de bênçãos, facilitações e curas em relação aos planetas que a compõem.


Origem e usos e da Estrela de David

Estrela de Davi ou Estrela de David (em hebraico: מגן דוד, transl. Magen David), conhecida também como escudo supremo de Davi (David), é utilizado pelo judaísmo e por seus adeptos, além de outras doutrinas como Santo Daime. Outro nome dado a este símbolo é "Selo de Salomão".


A palavra magen significa escudo, defesa, governante, homem armado, escamas. O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante um combate.

Origem do símbolo entre os israelitas
O nome do rei Davi escrito em letras hebraicas: 


De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei Davi. Esta tradição teve origem no fato de o nome hebraico para Davi (pronunciado David) ser escrito originalmente por três letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav e Dalet. Estas duas letras Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até então, uma variação do alfabeto fenício, conhecido como proto-hebraico. Estas duas letras então eram encravadas nos escudos dos soldados uma sobreposta a outra, formando uma espécie de estrela de 6 pontas.

A forma atual do Escudo de Davi já aparecia em diversas culturas do extremo oriente há milhares de anos, só nas últimas centenas de anos que virou um símbolo puramente judaico.


Este símbolo foi ligado aos judeus já desde a Era do Bronze - no século IV a.C. - num selo judaico achado na cidade de Sidon.


Também aparece em muitas sinagogas antigas de Israel datadas da época do Segundo Templo e até mesmo em algumas depois de sua destruição pelos romanos.

Estrelas de Davi foram também achadas ao lado de “Escudos de Salomão” (estrelas de cinco pontas ou pentagramas) e, curiosamente, ao lado de suásticas. Um exemplo é o friso da sinagoga de Cafarnaum (século II ou III da era cristã) e uma lápide (ano 300 da era cristã), encontrada no sul da Itália.

O testemunho mais antigo deste emblema na literatura judaica é mostrado no livro do sábio caraíta Yehudah ben Eliahu Hadasi, que viveu no século XII, em seu livro “Eshkol Hakofer”. No capítulo 242, ele expõe como o símbolo do Escudo de Davi de um simples selo vira signo místico ou amuleto: “e os sete anjos na Mezuzá foram escritos - Miguel e Gabriel [...] o Eterno irá guardar-te e este símbolo chamado Escudo de Davi é escrito em todos os anjos e no final da Mezuzá...”. Assim sendo, já naquela época, este símbolo tinha um caráter místico, sendo frequentemente gravado como uma forma de amuleto, protetor.

A identificação efetiva da Estrela de Davi com o Judaísmo começou na Idade Média. Em 1354, o rei Carlos IV (Karel IV) concedeu o privilégio à comunidade judaica de Praga de ter sua própria bandeira. Os judeus confeccionaram, num fundo vermelho, um hexagrama, a Estrela de Davi, em ouro. Documentos referem-se a este símbolo como sendo a “bandeira do rei Davi“. Em Praga, a estrela de seis pontas – sempre chamada de “Maguen David” – passou a ser usada tanto em sinagogas, como no selo oficial da comunidade e em livros impressos. No século XIX, difundiu-se o símbolo da Estrela de Davi também nos carimbos de judeus e sobre cortinas das Arcas Santas das sinagogas.

Outra possível origem do símbolo da Estrela de Davi estava ligada às flores que adornavam a Menorá - candelabro de sete braços que fazia parte dos objetos do Templo em Jerusalém – feitas numa forma de relevo de lírios de seis pétalas, que faziam uma silhueta parecida com a forma da Estrela de Davi. Entre os que creem nesta suposta origem do famoso símbolo, há uma interpretação que a Estrela de Davi foi feita diretamente pelas mãos do próprio Deus de Israel.

Outros argumentam que a inspiração da Estrela veio do lírio branco (citado no livro bíblico de Cântico dos Cânticos) composto por seis pétalas num estilo parecido com a Estrela de Davi. 


Astrologia
A Estrela de David celestial formada por planetas é uma configuração astrológica que reproduz a Estrela Judaica que muitos conhecem... Assim a Estrela de David não está limitada à fé judaica e à Cabala, pois ela também aparece no Budismo, Teosofia e várias outras tradições ocidentais e orientais. É sensato afirmar que a Estrela de 6 pontas é um símbolo de integração e de espiritualidade que liga o masculino e o feminino, o acima e o abaixo, o céu e a terra
sexo
A Estrela de David é usada também como um simbolismo da força sexual em equilíbrio. O triângulo com a ponta para cima simboliza a força masculina e a genitália masculina, o lingan, e o triângulo com a ponta voltada para baixo simboliza a força feminina, e a genitália feminina, a yoni. A união de ambos triângulos de forma que formem em seu centro uma estrela centrada e simétrica simboliza a harmonia conquistada entre o masculino e o feminino. 

Céu - terra
Há quem vê no triangulo com a ponta para baixo a força celestial penetrando a Terra e o triângulo com a ponta para cima simboliza a força telúrica penetrando o céu, se encontrando de forma harmônica na figura da Estrela.

Cabala
De acordo com a Cabala (mística judaica), a Estrela de Davi representa as sete emanações divinas (sefirot) inferiores. Cada triângulo dos seis triângulos que formam os lados da estrela representariam uma emanação e o centro dos triângulos maiores sobrepostos da Estrela de Davi representariam a emanação denominada Malchut.

O filósofo Franz Rosenzweig deu uma outra interpretação: a três pontas do triângulo com ponta para cima representam a Deus, o homem e o mundo. O outro triângulo representaria, na sua cogitação, a posição do Judaísmo nestes assuntos. Num nível bem básico, o Judaísmo se ocuparia na reflexão sobre as relações que existem entre estes fatores, no tocante aos três fundamentos principais do Judaísmo, na opinião de Rosenzweig: a Criação (a relação entre Deus e o mundo), a revelação (a relação entre Deus e o homem) e a redenção (a relação entre o homem e o mundo). 

Nazismo
Durante a Alemanha nazista, os judeus que estavam aprisionados em campos de concentração possuíam a "estrela dos judeus" costurada em sua camisa. Dentro da estrela de Davi, ficava escrita a palavra "Jude", que em alemão significa "Judeu". O símbolo era usado para facilitar a identificação dos Judeus.

Estrela de Davi amarela criada pelos nazistas na segunda guerra mundial. 

Bandeira de Israel
Depois do estabelecimento do Estado de Israel, quando não foi aceita a proposta de Herzl no tocante de uma bandeira com sete estrelas e outra ideia de uma com sete Escudos de Davi, o Conselho do Estado Provisório aceitou a decisão do comitê de uma outra proposta de um símbolo e de uma bandeira, confirmados em 28 de outubro de 1948. E assim mudou a estrela de Davi de um simples símbolo judaico ornamental para o nível de símbolo supremo do recém estabelecido Estado judeu, sendo parte central da bandeira da nação, tendo por cima e por baixo dela duas faixas azul-celestes. Porém, os cidadãos árabes do novo Estado argumentaram que não se identificavam com uma bandeira que era composta unicamente por símbolos judaicos – a Estrela de Davi e uma representação, por meio das duas faixas azuis, do xale de orações judaico (chamado em hebraico de Talit). Os participantes do grupo Nature Karta também pararam de usar a Estrela de Davi depois deste evento, argumentando que este era um símbolo que representava um Estado sionista. 


Estrela Octaedro
Ela é formada pela penetração conjunta de dos tetraedros (piramides formada por triângulos equiláteros) até se encontrarem em um centro comum.

A Estrela de David nesta configuração de octoedro estelar é um Portal Estelar multidimensional, que nos ajuda a trazer o Espírito para a Matéria, a manifestar o Céu na Terra, que facilita equilibrar o Masculino com o Feminino. Em conformidade com sua natureza multidimensional, a Estrela de David em três dimensões é conhecida como Estrela da bênção para o ser humano.


A Estrela Tetraedro tem um grande significado esotérico e é a chave para a evolução da Humanidade. Esta forma Estrela existe como um veículo etéreo ao redor do corpo humano e está intimamente ligada com o processo de Iluminação...


A "stellatedoctahedron" ou estrela octangula ou octaedra foi revelada como sagrada por diversos matemáticos e geômetras desde a idade media como por exemplo na sua citação no "Divina Proportione" de Luca Pacioli em 1509. Ela pode ser vista como uma extensão 3D da Estrela de Davi - ela é dois tetraedros sobrepostos um ao outro até alcançarem um centro comum.


A Estrela octaedra é também conhecida como Merkaba mística, um veículo do etéreo que se diz estar relacionado à iluminação espiritual.


Drunvalo Melchizedek, autor iluminado de assuntos espirituais define a Merkaba como se segue: "A Merkaba é o veículo de luz divina alegadamente utilizado pelos mestres ascendidos para se conectar e alcançar aqueles em sintonia com os reinos superiores". Do egípcio antigo "Mer" significa Luz, "Ka" significa Espírito, "Ba" significa Corpo. Mer-Ka-Ba significa o espírito/corpo cercado pelos campos de Luz girando em sentidos opostos, (rodas dentro de rodas), espirais de energia como do DNA, que transporta o espírito/corpo de uma dimensão para outra.


Do hebreu a Merkaba se traduz para "veículo" ou "carruagem". Nós precisamos deste veículo para viajar para outras dimensões. O design geométrico que forma a Estrela Merkaba era conhecido e utilizado pelas civilizações de Atlântida, Lemúria, Tibete e Egito... 

Paganismo
Quando as nações pagãs iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é o escudo de David. 

O hexagrama
O hexagrama é formado unindo–se o Triângulo da Água com o Triângulo do Fogo, formando a estrela de seis pontas, também conhecida como Selo de Salomão. Esse símbolo é uma variante da Estrela de Davi. A diferença é que esse selo ocultista é formado por dois triângulos entrelaçados, enquanto que, na Estrela de Davi, um triângulo sobrepõe o outro.

A autora maçônica Mary Ann Slipper: “A estrela de seis pontas é usada na obra maçônica e também é encontrada em outras ordens secretas conhecidas.” 

666
O hexagrama é usado em todas as formas de magia, feitiçaria, ocultismo. Como tem seis pontas, contém um “666″: seis vértices, seis lados do hexagrama exterior, 6 lados do hexagrama interior.

O hexagrama é usado para conjurar demônios, fazê-los aparecer nessa dimensão e cumprir as vontades do feiticeiro e para lançar encantamentos e maldições sobre uma vítima.. Para este propósito se desenham símbolos dentro do hexagrama. 


Maçonaria
O hexagrama é o símbolo usado na Maçonaria do Arco Real. O autor maçônico Wes Cook [op. cit. p. 132], diz que hexagrama representava “equilíbrio e harmonia” em todas as facetas do mundo.

Diferenças entre o Hexagrama e a Estrela de David
A diferença entre o “Hexagrama” e a “Estrela de Davi” é que na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos (um passa em cima – dentro – do outro formando uma só figura), enquanto no hexagrama os triângulos são entrelaçados (dois triângulos diferentes que quando entrelaçados – um independente do outro – formam o hexagrama).

o Estado Merkivah, é associado ao octaedro duplo de seis pontas, versão em tres dimensões da Estrela de Davi. 

Semicírculo
A configuração planetária Semicírculo é formada por uma Oposição e três Sextis consecutivos. O planeta no extremo da oposição oposto aos sextis pode centrar os desafios a serem iluminados.

Esta Configuração pela sua forma pode fazer a pessoa num primeiro momento ser sensível a tensões e desafios mas presenteia com recursos e facilitações para progredir e vencer. A pessoa pode desenvolver o talento da diplomacia, da percepção de transferências e projeções e ter recursos para administrar desentendimentos nos relacionamentos


Quando acontece entre planetas em trânsito esta configuração promove a criatividade, a produtividade, o desembaraço e facilita o entendimento nos relacionamentos. 
Envelope místico
Envelope Místico é formado por um Retângulo Místico ligado a um planeta por dois sextis (triângulo isósceles).

A sua imagem lembra a imagem de um envelope de correio aberto. E assim também é a força ativa desta configuração a serviço da expressão, da comunicação, do diálogo, da resolução de desafios, erros e faltas através de atitudes simples, inteligentes, criativas.


Os 5 vértices estão ligados por 4 trígonos , 4 sextis e 2 oposições. Cada vértice da oposição esta ligado a três saídas formadas por sextis e trígonos.


Os planetas em oposição revelam a riqueza e a diversidade das situações, os sextis facilita a expressão a comunicação e a solução de desafios, os trígonos colaboram com estabilidade, força, proteção e harmonia.


A figura do envelope aberto expressa muito bem a força desta figura que pode ser vista como a revelação iluminada do segredo do Retângulo Místico guardado com chave de hora no X das oposições. A configuração vira um mecanismo abençoada de transformar as contradições internas em aprendizagens que consigam ver além da dialética e da impermanência... transformando erros, faltas e diferenças em oportunidades de crescimento,... transformando mágoas e remordimentos em aprendizagens que libertam as feridas do passado de seu eterno aviso daquilo que é mau. A pessoa desde pequena consegue identificar os conflitos, os costumes obsoletos, os circuitos negativos se deixando afetar por eles, mas como por magia consegue encontrar saídas inteligentes das armadilhas do mau, e tomar atitudes que afloram o bem e o belo.


Em dependência do mapa todo, do espírito da pessoa, da historia e do momento da pessoa o Envelope Místico pode contribuir com o desenvolvimento feliz da personalidade abençoando a pessoa com ferramentas eficazes no seu processo de amadurecimento, autoconhecimento e expansão da consciência.


A situação astrológica do planeta na ponta do envelope aberto e de seu ponto oposto podem revelar dons e habilidades da pessoa para resolver conflitos e para fazerem as coisas acontecerem. A situação astrológica das outras pontas também deve ser muito bem estudada porque pode presentear com habilidades e dons para enriquecer a vida.


Quando um planeta em trânsito, ou um planeta natal de outra pessoa visitam o lado oposto do planeta que está no vértice do triângulo do envelope aberto se forma a configuração Estrela de David que abençoa com harmonia e facilitações que podem colaborar em muito com a qualidade da vida da pessoa. Por isso é muito bom ter informação com previdência de quando isto pode acontecer.

Planetas espalhados
padrão mercuriano
Esta configuração planetária exibe os planetas distribuídos ao longo de todo o zodíaco planetário, podendo formar aspectos entre si ou não.

Os planetas distribuídos por todo o zodíaco vão ativar a riqueza dos signos, das casas e das conexões dos planetas por aspectos diversos o que vai presentar com uma grande sensibilidade para perceber a vida na sua complexidade, diversidade e abundância e com ferramentas, habilidades e talentos para atravessar desafios e saborear a vitória.


Para entender a riqueza das potencialidades desta configuração estude com carinho a situação astrológica de todos os planetas (levantar os diferentes aspectos, posicionamentos por signos e casas) nos diferentes setores da vida.


A pessoa desde pequena vai ser desafiada ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de suas potencialidades para poder viver com qualidade e excelência. Pode ser que a vida o desafio, o faça sofrer, mas como o fenix ela dará conta dos desafios e com o tempo irá amadurecendo, evoluindo, expandindo a consciência, estruturando uma personalidade rida, ampla, generosa rica em recursos.


É natural que a pessoa tenha vocação e interesses diversos, e que possa ser querida nos mais diferentes lugares, o seu maior desafio é focar sua energia e organizar sua ação de tal maneira que leve até o fim o que se propõe.
Os planetas em trânsito espalhados podem criar um astral de amplidão, abrindo novas portas e janelas, é um bom momento para expandir os horizontes e ser abençoados com mais amplidão e uma visão mais generosa da vida. Pode provocar dispersão, vontade de ficar curtindo o presente, e se ter dificuldade de cumprir rotinas repetitivas.
Para se apropriar desta configuração em trânsito estude sua situação astrológica no mapa natal tropical especialmente nos setores da vida que esteja querendo iluminar.

Locomotiva


A locomotiva se forma quando os planetas estão espalhados por um arco superior a 130º deixando vazia o arco restante do mapa.

A Locomotiva é um modelo de distribuição dos planetas do tipo "trator", que tende a desenhar uma personalidade forte, impactante, segundo a natureza em que os planetas estejam organizados.

O planeta que puxa a fila em sentido horário é o que vai dar a tônica da sua força, veja a sua natureza, o signo e casa em que se encontra e os aspectos que faz com os outros planetas. 

Fonte de muitos dos modelos de distribuição dos planetas textos:
site em espanhol que discorre com generosidade sobre as figuras ou configurações planetárias especiais

12 comentários:

  1. Parabéns, Hector. Seu artigo é muito completo e foi de grande valia para mim.

    ResponderExcluir
  2. Ter a locomotiva no mapa parece ser uma benção divina!

    Muito bom o artigo! (Não o li todo rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Que conteúdo precioso! Tenho uma Pipa no meu mapa 💕

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essas informações! Você saberia algo sobre a configuração em formato de um pentagrama?

    ResponderExcluir
  5. No mapa composto com meu amado existe a figura do bilhete fechado. O Asteróide Pallas teria força para abrir esse bilhete? Ele está na posição para torná-lo um envelope místico.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página

Junto